Eu sei que você tem se sentido sozinho ultimamente, como se fosse um esquisitão, que nunca vai encontrar a sua turma, um melhor amigo, um grande amor, ou um trabalho onde as pessoas sejam legais com você.
A sensação é que parece que você é um alienígena no meio das pessoas que você costuma conviver, e eu sei disso, porque eu já passei muito pelo mesmo, me sentindo deslocado em meio a todo mundo.
Essa ainda é a pior parte, de conviver com pessoas que te fazem se sentir sozinho. É uma coisa extremamente esquisita, é um sentimento amargo, onde parece que você é o errado, que não se encaixa, e que precisa mudar pra fazer parte daquele grupo que você convive.
Mas não. Eu tô aqui pra te ajudar, e pra te dizer que você não precisa mudar pra se encaixar. Você não precisa de amigos simplesmente para tapar um buraco na sua vida. Inclusive, nem vale a pena perder tempo com pessoas que não são interessantes e que não gostam das mesmas coisas que você.
A solidão como ferramenta de transformação
A solidão ela pode até parecer um sentimento ruim, mas na verdade ela é um sentimento reflexivo, que te faz pensar sobre a vida e sobre tudo o que você faz ou deixa de fazer. E é um problema muito antigo também.
Mesmo hoje onde nós vivemos uma epidemia da solidão, com um mar de redes sociais que fazem tudo pra gente não socializar presencialmente, a solidão é um estado emocional universal que afetou muitas pessoas ao longo da história.
A sabedoria estoica sobre o isolamento
Talvez você nunca tenha lido nada sobre o estoicismo, que inclusive é um estudo excelente pra você aprender a lidar melhor com a vida e com o seu eu interior. Na escola estóica, existiram filósofos clássicos como Zenão, Sêneca e Marco Aurélio.
Mesmo vivendo vidas completamente diferentes, desde a escravidão de Sêneca até Marco Aurélio que era um imperador, todos os estóicos encontravam momentos de profunda reflexão e crescimento pessoal durante os momentos de isolamento e solidão.
Daí vem o grande poder de usar da solidão para construir a solitude, que são duas coisas diferentes:
Solidão: sentimento amargo
Solitude: sentimento de paz, de aprendizado, de reflexão
Mas pra fazer isso, você precisa primeiro entender todo o contexto da solidão na sua vida.
O isolamento e a solidão afetam negativamente a saúde mental, particularmente entre os homens, inclusive com estatísticas muito preocupantes sobre os aumentos de depressão, suicídios, falências, encarceramento e todo tipo de problema social. Esse é um problema que cresce constantemente e que precisa de atenção e principalmente de compreensão.
Homens e mulheres sofrem de formas diferentes
A grande questão é que não é um problema exclusivamente masculino. Os homens e mulheres lidam de formas diferentes com a solidão. Eu percebo muito do meu ponto de vista, obviamente limitado por ser homem, que as mulheres conseguem lidar melhor com a solidão do que os homens.
Homens: tendem a se isolar e sofrer em silêncio, se fecham, choram no banho.
Mulheres: tendem a socializar em uma tentativa de suprimir esses sentimentos, mas também a compartilhar com amigas os problemas e buscar ajuda, saem, se distraem, e com isso conseguem melhorar um pouco a autoestima, com amigos, e recebendo elogios de estranhos.
Hoje esse problema é grave porque a taxa de suicídio masculino é de 78% contra os 22% de mulheres, e eu vejo isso muito como um reflexo de como cada um lida com o problema da solidão.
A dinâmica é diferente: quando o homem fica mal e desaba, ele já vai pro fundo do poço. A mulher tem algumas etapas antes de chegar nesse nível.
Mas não pense de forma alguma que eu tô dizendo que o problema das mulheres é inferior ao dos homens, é simplesmente uma questão de dinâmica do sofrimento. Tanto os homens quanto as mulheres têm seus problemas específicos em sociedade, então cada um sofre por coisas e circunstâncias diferentes, mas não que um sofra menos que o outro.
Os dois grandes vilões da solidão
1. Questões de relacionamentos
Você acaba sofrendo muito por não encontrar relacionamentos de qualidade.
2. Preconceito social
Você se sente isolado por questões financeiras, profissionais ou até circunstâncias pelas quais você não teve controle como a sua origem, onde você cresceu e etc, que te fazem ficar comparando a sua própria vida com a dos outros.
E isso é inclusive uma das piores coisas que você pode fazer, porque a comparação é a maior inimiga da felicidade. Mesmo que você conquiste as coisas que sempre quis, quando compara com alguém que já tá um passo a frente, acaba completamente com a sua própria felicidade e sensação de conquista.
Estratégias estoicas para transformar sua vida
1. Seja seu melhor amigo
Você precisa entender a importância de ser bom pra si mesmo, sendo seu melhor amigo e aprendendo a aproveitar melhor a sua própria companhia. Você precisa entender uma coisa que eu descobri há muito tempo e que mudou a minha vida:
Você não precisa de nada nem ninguém pra se sentir completo. Você é o suficiente.
Se for pra trazer pessoas pra sua vida, que seja pra somar, pra sobrar felicidade. Entendendo isso, você vai diminuir consideravelmente o peso da solidão.
2. Cuide do seu diálogo interno
Mais importante ainda é o diálogo interno que você tem consigo mesmo:
Se você se trata bem
O que pensa de si mesmo
Se você se enxerga como um derrotado ou como uma pessoa que você se orgulha e admira
Uma autoimagem saudável é importantíssima para combater o isolamento. Você precisa reforçar que se enxergar como merecedor de amor e respeito é o primeiro passo para criar relacionamentos significativos com os outros.
Pense: Se você mesmo fica se colocando pra baixo e não se ama, como acha que alguém vai perceber o seu valor e gostar de você? É uma questão de energia, do tudo o que você pensa e fala.
3. A lei da atração e a energia que você emite
Querendo ou não, o que você planta na vida, como você trata os outros, e como você fala e pensa sobre si mesmo, vai refletir diretamente em tudo o que você vai receber. Se você se acha uma porcaria, como acha que a vida vai te enviar amigos maravilhosos, um trabalho bom e uma companheira perfeita pra sua vida? Impossível.
Marco Aurélio falava muito sobre a importância de emitir positividade e afeição pra atrair o mesmo pra sua própria vida. Eu sei que provavelmente se você nunca praticou nada disso, vai pensar que essa conversinha de energia, de manifestação e tudo mais é besteira.
Mas me conta uma coisa, quantas vezes que você tava na pior, com um problema difícil, ficou com o pensamento negativo de que tava complicado pra você, e as coisas simplesmente começam a piorar e os problemas parece que surgiram todos ao mesmo tempo?
Isso é o exemplo claro da manifestação e energia. É igual aos ambientes, a comida, as companhias, a consumir conteúdo: você é o que você consome.
E não é só o que você consome, mas como você age e se apresenta também.
A importância de encontrar sua turma
Uma das coisas mais importantes que eu já fiz foi entender que eu não preciso me encaixar em um grupo pré-determinado de amigos, de trabalho e etc. O que eu precisava sim era buscar ou criar o meu próprio grupo ideal, precisava encontrar a minha turma.
Para mim, o primeiro lugar onde eu me encaixei foi na academia, onde eu encontrei pessoas que queriam o mesmo que eu: mudar a própria aparência e se tornar mais saudáveis. Ali eu entendi o que é conviver com pessoas no mesmo ritmo, com os mesmos objetivos.
Isso se estendeu pra todas as áreas da minha vida. Eu comecei com 15 anos, ainda estava na escola, onde tinha grupinhos diferentes, estilos, coisas da moda, festinhas e toda aquela coisa de adolescente.
Depois que eu comecei na academia, eu parei de me importar com isso e fui cada vez mais me distanciando de querer fazer parte de qualquer grupo específico, e fui criando o meu próprio caminho.
O preço do caminho próprio
Isso continuou quando eu comecei a trabalhar e meus amigos ainda estavam curtindo, na faculdade, quando eu larguei a faculdade porque não queria seguir o mesmo caminho padrão que todo mundo seguia e no empreendedorismo, onde eu me isolei e foquei em controlar o meu próprio futuro.
Todo mundo na minha volta duvidou de mim, julgando minhas escolhas. Enquanto eu queria crescer, a galera da minha idade, que cresceu comigo, continuava na mesma, no ritmo de festa, churrasco de final de semana, de focar nas férias e essas coisas, que eu abdiquei há muitos anos. Acho que a última festa que eu fui eu tinha 22 ou 23 anos.
E tudo Isso não me matou. Ainda por cima, me adiantou muito crescimento. Agora eu com 32 anos posso aproveitar de uma liberdade como ninguém:
Fazendo meus horários
Trabalhando poucas horas por dia
Cuidando de mim mesmo
Podendo levar minha filha pra escola todo dia com calma
Enquanto eu vejo os pais apressados largando os filhos na porta porque precisam sair correndo, eu sento no pátio da escola e fico vendo minha filha com os amigos até ela entrar na sala de aula.
São essas pequenas coisas do dia a dia que me mostram que aquele sentimento de solidão que eu tinha quando era mais novo, quando resolvi seguir outros caminhos, onde eu sofri mais, precisei me dedicar mais, com muitas incertezas e duvidando de mim mesmo em muitas vezes, continuava sendo o caminho ideal, porque era o meu próprio caminho.
Onde encontrar sua comunidade
Por isso que uma das coisas que eu quero te encorajar a fazer é buscar a sua turma, a sua comunidade, sua rede de apoio, de pessoas que pensam como você, que querem o mesmo que você, que têm os mesmos interesses que você.
Lugares onde você pode buscar:
Na academia
No yoga
Na cafeteria da cidade
No museu
Nos jogos online (sim, eu disse isso, porque eu já fiz bons amigos na internet através de jogos)
Através do trabalho (eu fiz bons amigos através do meu trabalho na internet)
O que importa é que você encontre sua turma, que vocês possam se ajudar, compartilhar frustrações e buscar opiniões e soluções juntos.
Eu já te adianto: não vai ser fácil encontrar. Às vezes demora bastante tempo. Até hoje eu tenho pouquíssimas pessoas que posso sentar pra conversar sobre trabalho e dinheiro, por exemplo. Mas eu sei que uma hora as coisas se encaixam.
A gratidão como antídoto para a solidão
Nessa conversa sobre achar sua turma, de pequenos momentos e lugares do dia a dia, eu quero que você comece a enxergar as coisas com outros olhos, com mais gratidão e contentamento.
Às vezes nós focamos demais nas coisas que a gente ainda não tem, no que ainda falta, no que a gente quer, e esquecemos de olhar pra tudo o que já temos:
A nossa saúde
O teto em cima da nossa cabeça
A comida no prato
A cama quente pra dormir
Muitos desses desejos que você tem surgiram exatamente de influências externas, de convivências, de grupos errados, e que talvez nem façam sentido pra sua vida.
Por isso você precisa olhar pra vida que você já vive, pra entender tudo o que você quer da vida de verdade, e aí sim começar a caminhar por um caminho mais tranquilo em busca da sua própria felicidade.
"Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho basta."
Então as pessoas erradas acabam entrando na sua vida, os ambientes errados, os empregos frustrantes, o que vai só piorar a solidão. É o que acontece com aqueles casos de pessoas ricas depressivas, que têm tudo que elas queriam, menos o que elas precisavam.
A verdade sobre a felicidade
Você precisa muito menos pra ser feliz do que imagina. Inclusive tem uma frase que eu gosto de usar que reflete muito bem a sociedade como um todo:
"Todas as pessoas felizes são felizes da mesma forma, as infelizes são cada uma da sua maneira."
Se você não captou, resumidamente, diz que todas as pessoas que são felizes têm o mesmo motivo: o amor, o carinho, o cuidado, qualidade de vida e a parceria das pessoas que te amam.
Já as infelizes, cada uma inventa a sua bobagem: algumas por dinheiro, algumas por personalidade, por causa de trabalho, por inveja, por falta de companheirismo, de egoísmo, de coisas que não têm, enfim.
A grande questão da solidão é que ela existe sim, e a solução é uma questão de mentalidade e de atitude, onde você precisa:
Parar de se sentir uma vítima
Virar o jogo
Se tornar seu melhor amigo
Buscar sua turma
Criar a sua vida dos sonhos, conforme os seus próprios termos, jogando com as suas próprias regras
Se for preciso buscar ajuda pra conseguir fazer essa mudança, tanto de pessoas de confiança quanto de profissionais da psicologia pra te auxiliar a entender melhor os seus sentimentos, faça isso.
Pedir ajuda é um ato de coragem e um passo essencial para superar a solidão e encontrar esse sentimento de pertencimento e suporte.
Então eu espero que tenha conseguido ajudar você a lidar melhor com as diferentes solidões da vida, a entender que você nem sempre é o problema, mas sim as circunstâncias, ambientes e pessoas a sua volta.
E principalmente, que você tenha entendido que ficar sozinho não é ruim. Muito pelo contrário, faz muito bem pra você refletir sobre a vida e pra entender melhor a si mesmo.
Como diz o ditado: é melhor andar sozinho do que mal acompanhado.
A solidão pode ser transformada em solitude, um espaço de crescimento, reflexão e autoconhecimento. Use esse tempo para construir a vida que você realmente quer viver, nos seus próprios termos.
Então um grande abraço, e a gente se fala na próxima.
Pinho.
Não se prendam ao ego e vaidade, se estiverem com problemas, falem!
A solidão pode ser enriquecedora, mas também pode ser algo muito ruim como o Pinho falou.
Um passo de cada, vá no seu ritmo e não desista.
É impossível se dar mal fazendo o certo.
Conteúdo top como sempre. Estou no mesmo processo, seguindo o meu caminho, o caminho que eu quero e não o que as pessoas querem que eu siga, e é bem difícil, principalmente quando você decide isso cedo. No meu caso, só tenho 18 anos.
Mas eu tenho uma dúvida: nos vídeos você sempre fala sobre ter um processo mais “leve” só que tu mesmo disse que teve que abdicar de muitas coisas como festas e etc (o que é algo mais radical.) E é isso que não entendi muito bem... alguns falam para você pegar leve com você e não parar de curtir a vida enquanto você corre atrás dos seus objetivos, outros já falam que você precisa FOCAR 100% e tal, aí fico até na dúvida qual devo escutar e seguir.
Lembrando que sou um fã do teu trabalho e inclusive amo seus vídeos no YouTube, depois que comecei te assitir, evolui demais! Um forte abraço irmão 🚀🔥